Quem Somos

Restaurante Armazém Central & Prosa Gulosa

Estamos nas Minas do Lousal local de Cultura, gastronomia, gentes e sentires.

Armazém Central integrado num lugar impar para visitar: Ciência, conhecimento, ideias e produções populares...sem esquecer a oferta gastronómica. Um ponto de encontro para quem aprecia, boa comida e cultura popular, onde se canta e conta-se a Mina e o Alentejo todos os sábados, domingos e feriados ao almoço. Em dias uteis quando solicitado por famílias ou grupos./almoço ou jantar.

sala_rest_2.jpg

No trato e no prato tudo fazemos para vos agradar!

Faça uma pausa e venha conheço o nosso tesouro de emoções com sabores e saberes intemporais somos o Armazém Central onde na mesa pode degustar: Uma Sopinha do Mineiro que não pode ser dispensada; Tem o polvo à comadre, *o porco à Burguês, o bacalhau à Sta Bárbara o *jantarinho do monte, as migas da aldeia sem esquecer o *ensopadinho de borrego, o cachaço de porco preto de mel e laranja, a *sopa de cação e é claro todas as “açordas do Alentejo", pois sim as costeletas de borrego em molho de alecrim…surpreenda-se….e…ainda… a sugestão da Chef que fora da ementa cria a sua oferta especial do dia, os pratos assinalados* defendem o seguinte conceito: Uma dose dá e sobra para dois citadinos Uma dose dá e sobra para um Alentejano

Mesa do Mineiro

Neste espaço propomos o Menu Degustação, garantindo o estimulo ao frenesi da gulodice desafiada pela diversidade de paladares.

Sirva-se e Coma

“Sirva-se e Coma” (self service) surge em Julho e Agosto em opção à carte de menus de outras ocasiões, cada vez que for solicitado por um grupo superior a 20 Pax.

Varandim

No varandim do restaurante decorre uma exposição permanente de usos e costumes Alentejanos.

Esplanada

A Esplanada do Armazém Central cola-se à Prosa Gulosa: Comida vegetariana, saladas especiais, petiscos, tabua de queijos e enchidos entre outras iguarias Alentejo/Gourmet ou grelhados do dia complementam a oferta típica e Alentejana do Armazém Central.
cta-bg.jpg

Ciência Viva junto ao Armazém Central

Além de que entre a oferta da Ciência Viva junto ao Armazém Central e a actividade da Prosa Gulosa, os visitantes têm ocasião de passar uma jornada cultural preenchida de conhecimentos, gastronomia e lazer.

No Armazem Central sente-se a vibração da vida Mineira todos os sábados, domingos e feriados se cantam o Hino dos Mineiros.

A nossa Casa é de tradição Alentejana é inspirada um pouco por o que o Lousal representa . Uma terra onde o sol ilumina sofisticadamente o panorama que testemunha um passado de vivencia Mineira onde homens por uma grande tempo das suas vidas se metamorfoseavam psicologicamente em toupeiras.. Nos bairros, de casas modestas e alinhadas as sombras dos ex mineiros surgem em cada esquina ... Simples homens batalhadores que com o suor dos seus corpos e dedicação edificaram o que hoje é o Lousal e ainda o que o Lousal representa por o que foi. Uma terra de exploração mineira um recanto alentejano de beleza única impar O Lousal é assim uma terra de contrastes e contendas que vibra entre o passado e o presente . por isso mesmo o Armazém Central que também é Sede da Confraria dos Saberes e Sabores no Lousal é um local de homenagem ao Mineiro.

Faça uma pausa, crie o seu tempo e venha conhecer a Terra Mineira nas Minas do Lousal terra de conhecimento, gastronomia e sobretudo um testemunho a olho nu, de um pequeno e grande local de emoções intemporais.

Maria Fernanda Calado

Restaurante Mineiro

O restaurante mineiro "Armazém Central", na aldeia mineira do Lousal, procura oferecer um serviço que dignifique os costumes e hábitos do Alentejo.

Será num ambiente familiar que os nossos clientes encontrarão um serviço atencioso e particularmente dedicado aos saberes e sabores das nossas gentes. Sem pressas, aos sábados, domingos e feriados dispõe de uma oferta gastronómica tipicamente alentejana.

Sem qualquer presunção artística oferece uma animação espontânea, com o Grupo dos Mineiros do Lousal, que ao ritmo do canto alentejano nos contam e cantam o Alentejo e a Mina.

Fernanda Calado

Contactos

Restaurante
ARMAZÉM CENTRAL & PROSA GULOSA


Largo de Santa Bárbara
7570-006 Minas do Lousal
Azinheira dos Barros / Grândola, Portugal

Telemóvel: 913 055 298 / 914 378 631
Telefone: +351 269 508 400

E-mail: encontrosculturais@hotmail.com


 

N.º Visitantes

16569
HojeHoje37
OntemOntem56
Esta SemanaEsta Semana169
TotalTotal16569

Search

National CPR Association