Restaurante Armazém Central & Prosa Gulosa
Armazém Central integrado num lugar impar para visitar: Ciência, conhecimento, ideias e produções populares...sem esquecer a oferta gastronómica. Um ponto de encontro para quem aprecia, boa comida e cultura popular, onde se canta e conta-se a Mina e o Alentejo todos os sábados, domingos e feriados ao almoço. Em dias uteis quando solicitado por famílias ou grupos./almoço ou jantar.
No trato e no prato tudo fazemos para vos agradar!
Faça uma pausa e venha conheço o nosso tesouro de emoções com sabores e saberes intemporais somos o Armazém Central onde na mesa pode degustar: Uma Sopinha do Mineiro que não pode ser dispensada; Tem o polvo à comadre, *o porco à Burguês, o bacalhau à Sta Bárbara o *jantarinho do monte, as migas da aldeia sem esquecer o *ensopadinho de borrego, o cachaço de porco preto de mel e laranja, a *sopa de cação e é claro todas as “açordas do Alentejo", pois sim as costeletas de borrego em molho de alecrim…surpreenda-se….e…ainda… a sugestão da Chef que fora da ementa cria a sua oferta especial do dia, os pratos assinalados* defendem o seguinte conceito: Uma dose dá e sobra para dois citadinos Uma dose dá e sobra para um Alentejano
Mesa do Mineiro
Sirva-se e Coma
Varandim
Esplanada

Ciência Viva junto ao Armazém Central
Além de que entre a oferta da Ciência Viva junto ao Armazém Central e a actividade da Prosa Gulosa, os visitantes têm ocasião de passar uma jornada cultural preenchida de conhecimentos, gastronomia e lazer.
No Armazem Central sente-se a vibração da vida Mineira todos os sábados, domingos e feriados se cantam o Hino dos Mineiros.
A nossa Casa é de tradição Alentejana é inspirada um pouco por o que o Lousal representa . Uma terra onde o sol ilumina sofisticadamente o panorama que testemunha um passado de vivencia Mineira onde homens por uma grande tempo das suas vidas se metamorfoseavam psicologicamente em toupeiras.. Nos bairros, de casas modestas e alinhadas as sombras dos ex mineiros surgem em cada esquina ... Simples homens batalhadores que com o suor dos seus corpos e dedicação edificaram o que hoje é o Lousal e ainda o que o Lousal representa por o que foi. Uma terra de exploração mineira um recanto alentejano de beleza única impar O Lousal é assim uma terra de contrastes e contendas que vibra entre o passado e o presente . por isso mesmo o Armazém Central que também é Sede da Confraria dos Saberes e Sabores no Lousal é um local de homenagem ao Mineiro.
Faça uma pausa, crie o seu tempo e venha conhecer a Terra Mineira nas Minas do Lousal terra de conhecimento, gastronomia e sobretudo um testemunho a olho nu, de um pequeno e grande local de emoções intemporais.
Maria Fernanda Calado